P.E.A. VIVER BEM: DA INTENÇÃO À AÇÃO

          Sabendo que as crianças estão inseridas em um mundo que se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, e que a cada dia a preocupação da humanidade tem se voltado à preservação do meio em que vivemos a EMEI Cidade A.E. Carvalho, através dos diálogos e da avaliação final da Unidade Escolar demonstrou sua inquietação ao observar a relação das crianças com o meio ambiente.
           Observamos que é muito comum entre as crianças no cotidiano escolar o desperdício de água e alimentos, a falta de cuidado com plantas e animais e, ao observar o entorno da escola notamos ainda o acúmulo de sujeira no chão, ausência de árvores e plantas o que, a nosso ver dificulta ainda mais a “construção de atitudes e saberes ecologicamente recomendáveis, ou seja, a formação de atitudes, valores e saberes relativos ao Planeta Terra e às formas como os homens exercem ações que preservam ou destroem o ambiente da natureza e aquele culturalmente construído” 
           Outra inquietação do grupo ocorreu ao notarmos a não aceitação de diversos alimentos entre as crianças, as quais demonstravam desconhecer determinados alimentos. Ao final do ano de 2010 realizamos uma pesquisa em relação à alimentação das famílias da nossa comunidade, na qual verificamos o alto consumo de óleo e açúcar e o baixo consumo de frutas e legumes.
            Após várias discussões, ricas de sugestões e opiniões diversas, optamos por um Projeto Especial de Ação que vise a formação de atitudes, valores e saberes relativos ao Planeta Terra e ao cuidado de si, uma aprendizagem que possa acontecer através das vivências escolares de forma lúdica e prazerosa, reconhecendo que cabe a nós, educadores, a formação de cidadãos ecologicamente conscientes para que a natureza e a cultura vivam em harmonia. 
          “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” Paulo Freire